terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Sem querer entrar nos meandros da vivência terrena da humanidade, queria falar sobre algo que nos aflige a todo o momento: a aflição. Bravo!!! Aplausos são bem-vindos!

Deixando a ironia de lado, venho dizer que não falarei nada da aflição! O intuito é mais complicado, falar do ser humano enquanto algo racional, inteligente. É salutar fazer observações sobre a atualidade da racionalidade humana. Stephen Hawking em seu “Uma Breve História do Tempo” põe em xeque o que chamamos de inteligência quando questiona se somos realmente seres dotados dessa faculdade mental. Ele faz a seguinte indagação: Se o homem é um ser inteligente, qual o porquê de construir armas nucleares capazes de destruir toda a raça humana? Alguém se habilita a responder?

Pois bem, o Agente Smith (olha que grande referência!!!) na colcha de retalhos política-literária-científica-filosófica chamada Matrix também faz uma observação pertinente a respeito da nossa raça, a saber: Para ele, não somos sequer mamíferos, pois mamíferos chegam em determinados locais (habitat) e se adaptam de acordo com as condições oferecidas, e os homens, pelo contrário, adaptam o local às suas necessidades (muitas delas inventadas e falsas) até destruí-los. Grande Smith!

Então, o que somos? Somos criação de Deus, não é? Por falar nisso, Deus realmente é meu ídolo (sem ironia, juro por Deus), pois não existe algo com mais senso de humor. Como? Ele nos proporciona tudo para vivermos e desfrutarmos de coisas maravilhosas, coisas naturais, coisas espirituais.

E o senso de humor? Ele “escreveu” um livro perfeito e simplesmente jogou traças dentro (traças que não pouparam nem Seu Filho). Se fosse comigo...Deus está espalhado! Deus é muito mais do que pintam. Deus está em oposição à nossa racionalidade, somos por demais pequenos diante Dele e tentar explicá-lo é reduzi-lo à nossa inteligência. Resta-nos contemplação! Sejamos inteligentes, sejamos racionais, mas não nos esqueçamos do nosso Escritor. É Ele que dá as regras. É Ele que equaciona o mundo. Não O esqueçamos, mas, por favor, não O reduzamos à nossa mente. Deixemo-nO fluir, pois Ele sabe o que faz. Panta rei, como dizia Heráclito!!!




Um comentário:

Anônimo disse...

A perfeição de Deus, está tão acima de nossas pobres cabeças, que sentimos até dúvida de Sua existência(sem demagogia de fé barata)