quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Todo mundo...


Engarrafamento! Mais um! O sol lá em cima, queimando tudo o que está ao seu alcance. Eu, queimando de vidros fechados, de alma fechada. Música tocando! Não lembro nem quais tocaram. De uma música lembrei! Como talentoso é o R.E.M! As feridas mostradas em Everybody Hurts, música e letra criadas por todos os integrantes do grupo, encaixam-se nos engarrafamentos da vida.

As angústias, as solidões, os conflitos, os incômodos, tudo isto faz fila no meu espírito no momento do engarrafamento em que o sol lá em cima queima sem piedade (o sol é a lareira de Deus). Olhava ao retrovisor e não via nada, apesar da fila interminável de veículos, interminável para trás e para frente, como as angústias, as solidões, os conflitos, os incômodos. Lembrei do Cristo (tão envergonhado Cristo, envergonhado por nós). Pensei: “O que será que Jesus faria em um engarrafamento desses?”. Ora, imaginei, “faria todos os carros sumirem para seguir o seu caminho.” Seria o mais correto não é? Claro que seria, mas estamos falando do Cristo, do homem que sofreu e agüentou calado.

Tanta nobreza em um só ser, que, lembro eu, envergonhado deve estar. Não sou o Cristo, mas fiz todos os carros sumirem de uma hora para a outra. Introspecção total! Lembrei do Cristo! Comparei o mundo dos humanos e o mundo do Cristo. Os degraus do sucesso humano seguem para cima e os degraus ditos pelo Cristo são todos para baixo, descem da montanha e não a sobem. Deve-se olhar para cima, mas descer sempre. As indulgências são discretas e não se desnudam facilmente (nem estão à venda como vemos por aí). Minha falibilidade é tão extrema que chego a pensar que ainda nem nasci. Tão errônea é minha conduta que chego a pensar que já morri. Tudo isto é complicado ou talvez não. Everybody Hurts! O vídeo fala por si próprio e citando um perfeito pensador, despeço-me: “The inner machinations of my mind are an enigma.” (Patrick Estrela).


http://www.youtube.com/watch?v=pudOFG5X6uA


Um comentário:

Anônimo disse...

Espero não ter "hurted" você em algum momento. Muito bom o texto!
Ass: Lídia